Didatica
PROFESSORA: MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
GRAGUANDA: RISOGLACY BATSITA
3ª PEÍODO DE PEDAGOGIA
ATIVIDADE AVALIATIVA DE DIDÁTICA
O PPP* é o instrumento que deve nortear a práxis pedagógica e deve ser uma construção coletiva, fruto de um trabalho de reflexão dos sujeitos envolvidos no processo educacional, pois segundo Veiga (2004):
[...] buscando eliminar as relações competitivas, corporativas, autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. (VEIGA, 2004, p. 15) E é esta relação de descentralização de poder que colocam os sujeitos em um movimento permanente na luta por uma educação cada vez mais emancipatória e como propõe Lage (2008) que os alunos sejam capazes de refletir crítica e dialeticamente sua realidade.
Como instrumento coletivo e de caráter norteador não se pode deixar de levar em consideração que o aluno é o alvo deste processo, uma vez que a escola formal deve ser o espaço de sistematização do conhecimento que irá se revelar na condição de aprendizagem.
O PPP não pode ser considerado um documento oficial que cumpre a burocracia ele deve ser vivenciado em todos os momentos revelando a identidade educacional.
Ainda segundo Veiga (2004) o PPP é político por estar voltado aos interesses da maior parte da população e com o compromisso na formação do cidadão, e este caráter político é pedagógico pois é nesta prática que “[...] reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo (VEIGA, 2004, p. 15)”
É justamente a intencionalidade no fazer pedagógico que vai dar vida ao que o PPP propõe através da íntima ligação entre o planejamento e a ação, ligação que de acordo com Vasconcelos (1956) não