Didatica
As visitas foram de suma importância para o enriquecimento dos conhecimentos adquiridos nas aulas da faculdade de Pedagogia.
Pois é na prática que temos, a visão de como será o nosso cotidiano, gerando experiências, que nos ajudam para que após a formação, termos idéia de como lidar com certas situações que acontecem em sala de aula que talvez não saberíamos como lidar.
Por exemplo, o que fazer quando a turma se dispersar, ou quando um aluno está com mais dificuldades do que os outros para compreender as aulas, a rotina da sala. Os modos de planejamento e etc.
A prática é muito diferente da teoria, pois na teoria aprendemos o básico para lecionar. Mas a prática vai muito além, podemos ir com um plano mas acontecem coisas onde talvez tenhamos que trocar radicalmente nosso plano e ir por um caminho mais simples ou bem mais elaborado.
Aprender é bem mais fácil que ensinar, pois talvez o modo que você ensina alguns entendem e outros não. A teoria nos ajuda muito, mas temos que aprender a colocá-la em prática adequadamente de acordo com as necessidades de cada criança e do local onde lecionamos. Teoria nos enriquece, nos faz pensar em como podemos mudar aquilo que estamos fazendo de errado. Teoria nos ajuda a compreender e a sanar muitas dúvidas que temos em relação a um determinado assunto. Teoria nos ajuda a colocar em prática aquilo que estamos pensando em fazer, prática essa que nos enriquece principalmente profissionalmente . É através desta que erramos e aprendemos com nossos próprios erros. Prática nos dá experiências novas e novas oportunidades também.
Sim, a educação já não está mais como era, hoje o aluno tem direito de pensar o que antes não tinha. Mas vemos que os professores também não estão sendo valorizados, e deveriam por transmitem tanta coisa que talvez nem a família ensine em casa.
Os professores são muito importantes na educação das crianças para a vida mais também para conviver em sociedade. Professores não