Religioes chinesas
A reunião chinesa não é única, é constituída de muitas filosofias e religiões diferentes. O confuncionismo é o mais conhecido. Além do budismo, o islamismo, o catolicismo, protestantismo, taoísmo, o chamanismo e a religião dongba. Budismo: O budismo penetrou na China no início da era Cristã, entre os séculos V e VI, pelo Imperador Han Ming-ti. Este teve um sonho no qual viu um ser alado dourado, que foi interpretado como uma visão do Buda. O budismo é baseado nas escrituras e na tradição iniciada por Siddhartha Gautama (563-483 a.C), o Buda. Surgiu na índia e agora é encontrado em quase todos os paises do mundo e conta com cerca de 376 milhões de seguidores. Ele consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e a dor de atingir de atingir o estado total de paz e plenitude por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida. A doutrina Buda é baseada nas quatro Grandes verdades do Buda.
1- A inesistência da dor
2- A origem da dor do amor e afeto
3- O fim da dor
4- A quarta verdade, que consiste em que a superação da dor só é alcançada com 8 passos, que envolvem a compreensão, pensamento, linguagem, comportamento, modo de vida, esforço, desígnio e meditação. Esses são os 5 mandamentos Buda:
Proibição de matar
Proibição de roubar
Proibição de ter relações sexuais ilícitas
Proibição do falso testemunho
Proibição do uso de drogas e álcool Taoísmo: Foi criado na China,é atribuído aos ensinamentos de Lao Tse e se formou no séc. II. Muitos fatos sobre a vida de Lao Tse são mistérios, um deles é que ele já nasceu velho. O livro sagrado do Taoísmo é o Tao te Ching Cminhos e Pincípios Morais” que tem aproximadamente 25 páginas com 5.500 palavras. O credo do Taoísmo é: “Sujeite-se ao efeito, não busque descobrir a natureza da causa”. A doutrina do Taoísmo é conhecida como as “Três Jóias”, compaixão, moderação, e humilhação. Yin Yang, eles consideram que tudo no mundo é composto pelo Yin