china
Demografia
CARATERÍSTICAS
A demografia da China caracteriza-se pela grande extensão populacional, com 1.306.313.812 habitantes, a maior de todo o mundo.Entretanto, pode perder esse posto para a Índia A grande maioria se conentra no campo, vivendo em condições precárias. Já a população urbana vive razoavelmente bem.
RELIGIÃO
As principais religiões são:
- confucionismo: sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu(Confúcio) no século IV a.C. que valoriza a moral,a política, a pedagogia e a religião.
- taoísmo: linha de pensamento da filosofia chinesa que inclui muitas divindades,crenças preexistentes,alquimia,culto aos ancestrais e balanço entre yin(princípio passivo,feminino,noturno,escuro e frio) e yang(princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente).
-budismo: religião e filosofia baseada nos ensinamentos de Siddhartha Gautama(Buda) que tem como princípios evitar o mal, fazer o bem e cultivar aprópria mente, visando o fim do ciclo de sofrimento(samsara) despertando no budista o entendimento da realidade última e felicidade plena(Nirvana).
IDIOMA
O idioma oficial é o Chinês Mandarim, que é uma língua analítica e atônica, que não tem flexão verbal e se mostra relutante aos empréstimos linguísticos.
São também falados os dialetos Wu, cantonês, Min,Iin,Xiang, Hakka, Gan, Hui e Pinghua.
CULTURA
A cultura chinesa tem tradicionalmente, uma grande reverência para com os filósofos, escritores e poetas clássicos. No entanto, os escritos deixados por muitos dos sábios clássicos, são muitas vezes pontuados de descrições irreverentes, críticas e ousadas da vida cotidiana chinesa da sua época.
A escrita chinesa é ideográfica.
Introdução
O Confucionismo e o Taoísmo são consideradas religiões chinesas, mas ambas começaram como filosofias. Confúcio, do mesmo modo que seus sucessores, não deu importância aos deuses e se voltou para a ação. Por sua vez, os taoístas apropriaram-se das crenças populares chinesas e