Didatica e Pratica de Ensino
Acadêmicos (as): Ana Cristina Coelho Assad RA 417060 Elaine Ortiz RA 7881710149 Glenda Mercedes Antelo RA 408131 Silvia Helena Freitas de Almeida RA 430129
Corumbá –MS 19/11/2013
Surdez em seu aspecto médico, cultural e social e sobre Libras e a Cultura Surda em seus aspectos.
Enquanto os surdos não terem dúvidas quanto a sua identidade cultural distintas, as pessoas não-surdas têm muita dificuldade em admitir que os surdos têm processos culturais específicos, então, muitos continuam a tratar os surdos apenas como um grupo de deficientes ou incapacitados. Este texto trata da existência da cultura surda, cultura esta geralmente desconhecida e ignorada, tida como uma cultura patológica, uma sub-cultura ou não-cultura. Estas representações geralmente embasam as perspectivas comuns nas quais os surdos são narrados de forma negativa, como se fossem menos que “normal”.
Os elementos culturais constituem-se na mediação simbólica que torna possível a vida em comum. A cultura se expressa através da linguagem, dos juízos de valor, da arte, das motivações, gerando a ordem do grupo, com seus códigos próprios, suas formas de organização, de solidariedade. As culturas são recriadas em função de cada grupo que nelas se inserem. Os surdos são um grupo minoritário que está lutando para que sua cultura seja incluída, no contexto social, como legítima.
Cultura, é definida como um