DIDATICA Jose
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL
JOSE SOARES DE OLIVEIRA NETO
PRODUÇÃO TEXTUAL DIDÁTICA
BELO HORIZONTE, 2012
O QUE É DIDATICA
Como e o que levar em conta ensinar/aprender no Século XXI, ou qual é a Didática “ideal” que dê conta para este desafio? Essa com certeza é uma questão complexa a ser respondida de imediato, pois seu objeto é difícil de ser delimitado, além do que a sua conceituação é polissêmica, a palavra Didática se associa à arrumação, ordem, logicidade,clareza, simplificação e costuma, portanto também conotar rigor, bitolamento, limitação,quadratura. Se ela adquiriu significados negativos, supõe-se que a origem deles esteja no práxis,ou seja, o exercício regular da Didática, em todos os níveis de ensino, seria responsável pelo seu desprestígio ou má fama. Realmente, muitos manuais de Didática estão cheios de itens e subitens,regras e conselhos: o professor deve, o professor não deve e ficam, portanto, muito próximos dos receituários ou listagens de permissões e proibições, tentando inutilmente disfarçar o seu vazio atrás de excessivo formalismo.Corroborando todas estas restritivas, fez-se popular o seguinte conceito de Didática- disciplina com a qual ou sem a qual tudo fica tal e qual.
O termo didática foi instituído por Comenius (Jan Amos Komensky) em sua obra Didática Magna (1657), e originalmente significa “arte de ensinar”. Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Os manuais de didática traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala de aula. Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas.
Com o estudo dos paradigmas educacionais nos cursos de pedagogia e de formação de professores, amplia-se o conhecimento em relação à didática. Em cada tendência pedagógica diferem visão de homem e de