Didatica De Ensino Superior
Disciplina: Didática do Ensino Superior
Professor: Andresa Maria Justulin
Aluno: Aelde Martins Queiroz Birckett
1. "Não existe uma educação neutra e (...) toda vez que o educador evita a questão política da educação, a vinculação entre o ato político e o educativo está defendendo uma certa política, camuflando, ingenuamente ou conscientemente, essa vinculação” (GADOTTI, 1985, p. 34). Por quê?
Não existe uma educação neutra, a própria escola ao elaborar seu PPP está impregnada de suas crenças, valores, modos de pensar e agir de todos aqueles envolvidos no processo. São esses valores que definem que tipo cidadão a escola quer construir e o professor não pode ficar indiferente, deve pensar sua prática, suas escolhas e motivações..
A sala de aula deve ser um espaço para a troca de ideias, para formação da consciência critica. O professor, por sua vez, deve ter consciência que seu papel, o papel de se educar para a vida em sociedade em busca do bem comum.
2. Considerando a questão anterior, expresse sua opinião sobre a diferença entre o "professor/estudante-repassador” e o "professor/estudante-construtor” do saber.
O objetivo da escola é construir cidadãos participativos e ativos em sociedade, o professor não pode querer mudanças e transformar o mundo sem repensar sua pratica, no que faz em sala de aula, neste sentido as diferenças entre o professor/estudante-repassador e o professor/estudante- construtor do saber são muitas.
Enquanto que o professor/estudante-repassador se sente no centro do processo educativo e ensina de maneira igual a todos os estudante o professor/estudante-construtor do saber considera as especificidades e tempo de cada aluno, dá espaço para que este se descubra como pessoa, promove a participação do aluno na construção de seu aprendizado.
Para o professor/estudante-repassador o conhecimento é estático, apenas um acumulo de informações que o aluno deve assimilar e reproduzir, para o