ATPS Logistica
Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais
Atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e comprar até a entrega do produto terminado para o cliente. (FRANCISCHINI & GURGEL, 2002).
Com a velocidade e qualidade das tecnologias aplicadas hoje em pelas organizações para se tornarem competitivas no mercado, a administração dos recursos matérias se torna primordial, visando aumentar a produtividade, baixa quantidade de estoque, produzindo o produto certo, no momento certo com o objetivo de superar as expectativas dos clientes. Com isso a empresa consegue se destacar no mercado com um menor custo em seu produto final.
Recursos patrimoniais – Conjunto de bens, valores, direitos e obrigações que podem ser avaliados monetariamente e que tem relação direta com os objetivos organizacionais. (prédio, instalações, equipamentos). Sendo o que gera potencialmente ou de forma efetiva, a riqueza da organização.
A diferença entre Recursos Materiais para Recursos Patrimoniais, e que recursos materiais depois de transformado (manufaturado) se transforma em produto acabado que é oferecido para o cliente final ou consumidor, sendo que os recursos Patrimoniais são recursos que auxiliam ou são responsáveis pela a transformação dos recursos materiais em produto acabado.
Ambos necessitam de uma administração eficiente, com sistemas integrados de forma continua, mantendo o equilíbrio dos estoques para que não falte ou sobre materiais prima e que os produtos cheguem aos cliente no menor tempo possível com o menor custo, superando as expectativas dos clientes.
Bibliografia
VIANA, João José. Administração de Materiais. São Paulo: Editora
Atlas, 2008, pp. 107, 108, 109 https://docs.google.com/document/d/1tD1_0-TJNa5Du4SqfAfWJdaz4RS-f_QPIfTkF41T3Og/edit?pli=1 – Acessado em 08/09.