didatica da matematica-plano de aula
JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA JARDIM
Professor-Orientador (Professor-Tutor Externo)
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (MAD144)
10/12/14
1. INTRODUÇÃO:
A falta de interesse dos alunos pela Matemática é uma reclamação constante entre os professores. O foco do processo de aprendizagem é o aluno e para que esta aprendizagem aconteça é preciso despertar o seu interesse. Nesse sentido devemos sempre incentivar o interesse pelo conhecimento, isso é o que importa e o professor passou a ser aquele que cria as condições para que se estimule este conhecimento.
Com um ensino voltado e para o aluno, o jogo pode desempenhar um importante papel no processo ensino aprendizagem. O interesse pela atividade lúdica é de sua importância pelo ser humano, pois as relações sociais se dão nesse processo que perpassa ao longo de sua vida. Assim, o professor deve procurar organizar suas aulas tornando-se um orientador ou facilitador da aprendizagem, deve ver o aluno como o centro da aprendizagem e deve organizar atividades tanto individuais como em grupos utilizando materiais didáticos que realmente aguse o interesse do aluno bem como o ambiente de aprendizagem deve ser estimulante para permitir a realização de jogos e experimentos com materiais de manipulação.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam o aluno como agente do processo de aprendizagem, através de situações que esse aluno vivência na pratica o que esta sendo ensinado e de que modo tudo isso possa contribuir para sua entrada no meio social. Desta forma o jogo se torna um grande instrumento capaz de fazer com que se efetive esse pensamento a partir do momento em que trabalha a questão da interdisciplinaridade e da socialização dos conteúdos específicos de cada disciplina. Os jogos matemáticos constituem um campo vasto para a investigação, mas ainda não é rotina nas escolas o seu uso continuo. Moura afirma a importância dos jogos, quando afirma que , a