VMI (estoques fornecidos)
Vendor Managed Inventory (VMI), em inglês, quer dizer estoque gerido pelo fornecedor.
Em armazenagem e logística, VMI é um processo em que o fornecedor cria pedidos para os seus clientes com base em informações que eles recebem sobre a demanda do cliente. O fornecedor e o cliente estão vinculados por um acordo que determina os níveis de estoque, as taxas de preenchimento e os custos. Esse arranjo pode melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos, reduzindo os estoques e eliminando ações fora das situações.
Com a modernização e o aprimoramento cada vez maior das condições tecnológicas que temos nos dias de hoje, podemos ter redução do estoque sem que o mesmo comprometa nosso atendimento.
O VMI (vendor managent inventory – estoque gerenciado pelo fornecedor) é uma ferramenta que possibilita ter em estoque uma quantidade menor de produtos, que serão reabastecidos conforme a política de estocagem da organização, sem comprometer o atendimento.
Conforme Pires (2004) o termo VMI foi cunhado no começo dos anos 1990 nos EUA em projetos implementados por grandes varejistas, como Wal Mart. Apesar dessa sua origem, a prática logo se popularizou e passou a ser vista por muitas empresas de manufatura como forma de diminuir ou frear o crescente poder dos varejistas. A principal característica desta ferramenta destaca que:
VMI é um sistema de parceria, onde o fornecedor é o responsável por abastecer o estoque de seu cliente, sempre que existir a necessidade de reposição de um determinado produto, cabendo ao fornecedor abastecer seu cliente no momento certo.
Esta forma de reposição pode ser informatizada utilizando o EDI (eletronic data interchange – intercâmbio eletrônico de dados), por e-mail enviando planilhas, ou de forma visual, onde o fornecedor passa em dias pré determinados para verificar se precisa abastecer. Esse abastecimento, independentemente da forma de solicitação ou visualização do mesmo, deve ter como base o histórico de CMM (consumo