Didatica da lingua portuguesa
A fonética é descritiva, enquanto a fonologia é interpretativa. A fonética descreve os sons da linguagem e suas particularidades articulatórias acústicas e perceptivas, já a fonologia estuda as diferenças fônicas intencionais, ou seja, apenas o som que mudam o significado das palavras, em relação uma com as outras formam assim os fonemas, morfemas e frases. A fonética estuda os sons como uma entidade física articulatória, isolada, já a fonologia analiza esses sons do ponto de vista funcional, como elementos que integram o nosso sistema linguístico.
A fonética analisa as diferentes formas de falar de acordo com o sotaque das regiões, da forma com que as pessoas pronunciam as palavras. Porém a fonologia não leva em conta essas diferenças dialetais, mas sim a diferença de um fonema e outro.
A transcrição fonética tem os sons como unidade de descrição e esta é apresentada dentro de colchetes quadrados. Já a transcrição fonológica tem os fonemas como unidade de descrição e são representados dentro de barras simples inclinadas.
2) Julgue se a afirmativa a seguir é verdadeira ou falsa e justifique a sua resposta: (0,5)
Os órgãos constituintes do aparelho fonador atuam unicamente na produção dos sons da fala. É falsa, pois nenhuma parte do aparelho fonador tem como única função a produção da fala, pois os orgãos desse aparelho desenvolvem outras funções primárias, como a função do nariz é cheirar, ou seja, a fala é apenas mais uma atividade desempenhada pelas partes do aparelho fonador, e não sua principal função como diz a frase.
3) Que é articulação de um determinado som? (0,75)
A fonética da articulção descreve os sons da fala de acordo com as modificações