Trabalho SEI
UNIP Interativa
Titulo: Valorizando a educação no campo
Semestre: 6°
Curso: Pedagogia
Projetos e Praticas de Ação Pedagógica
Pólo morro do chapéu - BA
Turma 2011
JUSTIFICATIVA
A educação rural é hoje a grande responsável pelo desenvolvimento das comunidades rurais, pois é através de sua ação educativa que as comunidades escolares do campo buscam uma maior integração social, cultural e econômica alem de ser uma grande transmissora do conhecimento e saberes sociais. Sendo assim, a escola deve assumir o seu papel como elo integrador das trocas dos saberes e técnicas que apontem para uma nova proposta de desenvolvimento: o desenvolvimento rural sustentável. O presente projeto objetiva, de forma geral, uma reflexão entre os diversos segmentos da comunidade escolar em torno do Desenvolvimento Sustentável e na busca de uma forma de desenvolvimento que preserve os recursos naturais para as futuras gerações e promova a valorização do espaço agrário e o desenvolvimento do lugar.
OBJETIVO
Conhecer o espaço onde se insere a escola, no que se refere às características ambientais, com destaque para as áreas de preservação e seus conflitos com as práticas produtivas.
Desenvolver na Escola um espaço de reflexões em torno ao desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos ambientais.
Fazer uma abordagem participativa da legislação ambiental vigente e as práticas produtivas e de conservação.
Confeccionar em conjunto com os alunos uma maquete da área em questão.
METODOLOGIA
Desenvolver atividades integradoras de diversos segmentos da comunidade escolar da escola sitiada na zona rural do município. Essas atividades possuem um enfoque na educação do campo e no desenvolvimento sustentável. Entre as que serão realizadas destacam-se: a conscientização dos alunos, sobre a importância da preservação ambiental, o envolvimento de toda a comunidade no desenvolvimento do projeto para ampliar e melhorar os