Dicionário de Psicanálise
ASSOCIAÇÃO LIVRE: Método que consiste em exprimir indiscriminadamente todo e qualquer conteúdo que ocorre ao sujeito, seja a partir de uma palavra, número, imagem de um sonho, qualquer representação; seja de forma espontânea. (LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1991).
CATARSE: Catarse é o mesmo que “purgação” ou “purificação.” É o método utilizado para trazer à consciência do sujeito as emoções e acontecimentos traumáticos reprimidos no inconsciente, a fim de se obter uma purgação ou purificação da mente. (LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1991).
CONDENSAÇÃO: Um dos principais mecanismos do funcionamento do inconsciente. A condensação reúne e concentra pensamentos dispersos do sonho. É principalmente responsável pela estranheza que o sonho produz em nós. Foi reconhecida como um dos processos essenciais do trabalho do sonho, responsável pela diferença entre o conteúdo onírico manifesto, caracterizado pela sua pobreza seus pensamentos latentes, cuja riqueza e amplitude parecem não ter limites. (ROUDINESCO, Elisabeth e PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998).
DESLOCAMENTO: O deslocamento, por meio de um deslizamento associativo, transforma elementos primordiais de um conteúdo latente em detalhes secundários de um conteúdo manifesto. Trata-se de explicar as escolhas efetuadas pela memória entre os diversos elementos de uma experiência vivida. O deslocamento consiste numa operação de substituição, que incide sobre impressões importantes cuja memorização esbarrou numa resistência, e cuja existência será estabelecida pela análise. (ROUDINESCO, Elisabeth e PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998).
EGO: O ego é uma das instâncias do aparelho psíquico, denominado por Freud. É responsável pela mediação, equilíbrio entre os desejos do