Teorias da personalidade
SIGMUND FREUD -
Trabalho apresentado junto ao curso de Psicologia da Faculdade Cenecista de Osório, na disciplina de Teorias da Personalidade, como requisito parcial à obtenção do título de bacharel. Profª DR. Helena Bier.
Osório 2011 1- Dados de Identificação:
Componentes: Álvaro Camargo Sant’Ana
Joanna Machado
Paulo Renato Lessa
ANÁLISE DE UMA FOBIA EM UM MENINO DE CINCO ANOS “O PEQUENO HANS”
Referência bibliográfica do livro/ texto escolhido: FREUD, Sigmund; Análise de uma Fobia de um Menino de Cinco anos (O Pequeno Hans); tradução: ABREU, José Octávio de Aguiar, Rio de Janeiro, Imago, [1909 – 2002].
Introdução
Está analise trata sobre o livro Análise de uma Fobia em um Menino de Cinco Anos (O Pequeno Hans), de Sigmund Freud. Que tem como objetivo responder aos seguintes questionamentos: a localização no espaço psicológico, as matrizes e vertentes do texto, influências históricas, filosóficas e científicas sofridas por essas matrizes, o contexto histórico, filosófico e científico em que surge a vertente teórica, os principais conceitos desta vertente, os principais teóricos e suas obras. Vamos analisar o contexto histórico-cultural do livro, identificando no texto fragmentos que ilustram, ou exemplificam os conceitos fundamentais da vertente teórica.
Por fim estabeleceremos uma correlação entre o texto, os conceitos fundamentais da teoria e os pressupostos das matrizes psicológicas e contexto atual. E responder ao seguinte questionamento: Por que esta vertente teórica do pensamento psicológico é importante na contemporaneidade? 2-LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO PSICOLÓGICO:
Em relação a localização do espaço psicológico do texto de Sigmund Freud:
Análise de uma Fobia em um Menino de Cinco Anos (O Pequeno Hans) podemos enquadrá-lo como sendo a matriz pós – romântica que tem como objeto, investigar interpretar, decifrar coisas e construir