dicionario de psicanalise
Breuer em 1893, para definir um processo de descarga emocional que, liberando o afeto ligado à lembrança de um trauma, anula seus efeitos patogênicos. castração surgido no fim do século XIV para designar a operação pela qual um homem ou um animal é privado de suas glândulas genitais, condição de sua reprodução. Sendo assim, é sinônimo do termo emasculação, mais recente, que o uso contemporâneo tende a privilegiar para designar a remoção real dos testículos. A palavra ovariectomia é empregada para designar a retirada dos ovários.
Sigmund Freud* denominou complexo de castração o sentimento inconsciente de ameaça experimentado pela criança quando ela constata a diferença anatômica entre os sexos.
catarse
Palavra grega utilizada por Aristóteles para designar o processo de purgação ou eliminação das paixões que se produz no espectador quando, no teatro, ele assiste à representação de uma tragédia. O termo foi retomado por Sigmund Freud* e Josef Breuer*, que, nos Estudos sobre a histeria*, chamam de método catártico o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e então ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a que eles estão ligados.
Chiste
O chiste e sua relação com o inconsciente (em alemão Der Witz und seine Beziehung zum Unbewussten) é uma obra de Sigmund Freud de 1905. Por ocasião da publicação de A Interpretação dos Sonhos em 1899, Freud tratará de dar conta de uma queixa de Wilhelm Fliess sobre a presença nos sonhos do que assemelham-se ser chistes. Logo quando Freud começou sua investigação dos sonhos lhe resultou chamativa a frequência com que estruturas similares aos chistes apareceriam figuradas neles ou nas associações que davam lugares.
complexo
Termo criado pelo psiquiatra alemão Theodor Ziehen (1862-1950) e utilizado essencialmente por
Carl Gustav Jung, para