Significados da palavra SUJEITO para a psicanalise
CURSO DE PSICOLOGIA
COMPONENTE CURRICULAR PSI 3 MA: ABORDAGEM PSICODINÂMICA
DOCENTE: KARINA
SIGNIFICADOS DA PALAVRA SUJEITO PARA A PSICANÁLISE
Marcus Vinícius Morais Marinho1
SUJEITO:
s.m. (além.: Subjekt; fr.: sujet; ingl.: subject). Distinto indivíduo tal como nós o percebemos comumente, o sujeito é o que é suposto pelo psicanalista a partir do momento em que há desejo inconsciente, um desejo tomado no desejo do Outro, mas ao qual, entretanto, ele tem de responder.
Encicl. O sujeito, em psicanálise, é o sujeito do desejo, que S. Freud descobriu no inconsciente. Esse sujeito do desejo é um efeito da imersão da cria humana na linguagem. É preciso, pois, distingui-lo tanto indivíduo biológico quanto do sujeito da compreensão. Não é portanto, o freudiano (oposto ao isso e ao supereu). Nem tampouco é o eu da gramática. Efeito da linguagem, não é um elemento dela: ele “ex-siste” (mantém-se fora), ao preço de uma perda, a castração.
Chemama, Roland; Vandermersch, Bernard. Dicionário de Psicanálise. Editora Unisinos, 2007, p.361.
SUJEITO:
Mais que uma noção especifica, este termo recorrente designa uma função determinante à semelhança da função do objeto. Sujeito designa a primeira pessoa em sua função gramatical mais também em sua função metafisica, essência ou condição transcendental. Para Freud se trata de uma função metapsicológica. O reconhecimento do termo sujeito se produz sobretudo, paralelamente com o da noção de excisão do Eu.
Assoun, Paul-Laurent. El Vocabulário de Freud. Editora Nueva Vision Argentina, 2003. Língua: Castellano – Trad.: Maria Helen Maia.
SUJEITO:
Al. Subjekt; esp. sujeto; fr. sujet; ing. subject Termo corrente em psicologia, filosofia e lógica. É empregado para designar ora um indivíduo, como alguém que é simultaneamente observador dos outros e observado por eles, ora uma instância com a qual é relacionado um predicado ou um atributo. Em filosofia, desde René Descartes (1596- 1650) e Immanuel Kant (1724-1804)