dicionario portuario
Dicionário
básico portuário 2ª edição
DICIONÁRIO
BÁSICO PORTUÁRIO
2ª edição
Realização
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
Edição
Sâmar Razzak
Colaboração
Andrea Lombardo
Alexandre Coelho
Carolina Cattani
Fotos
Rodrigo Leal/APPA
Tiragem
2000 exemplares
Apresentação
A primeira edição do Dicionário Básico Portuário foi feita pensando em auxiliar o trabalho, principalmente, dos jornalistas. Percebemos que a imprensa enfrentava dificuldades em entender certos mecanismos de funcionamento do sistema portuário por desconhecer definições básicas da atividade.
A edição ficou pronta e, para nossa surpresa, agradou também muita gente que trabalha com o sistema portuário e que também enfrentava dificuldades no trato das informações diárias.
Esgotada a primeira edição do Dicionário e percebendo esta carência, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) resolveu ampliar a pesquisa dos termos técnicos e disponibiliza a segunda edição deste trabalho. Além dos termos técnicos, esta edição traz tabela de conversões e também uma listagem de termos internacionais de comércio.
Esperamos que este material seja uma fonte útil de consulta e que novas sugestões de verbetes sejam enviadas, para que mantenhamos constante o aprimoramento deste recurso.
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
A
(Símbolo designado “Alfa”)
O Código Internacional de Sinais estabelece a representação desta letra numa pequena bandeira farpada, também conhecida por galhardete, nas cores branca e azul. Em qualquer parte do litoral em que esta bandeira estiver içada, significa: “Mergulhador em ação, mantenha-se longe e manobre com cuidado”.
7
ABALROAÇÃO ou ALBARROAMENTO
Na terminologia marítima geral, significa qualquer colisão entre duas embarcações, ou entre uma embarcação e um obstáculo.
ABRATEC
Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso
Público.