Renascimento
"-Muitos renascentistas (ricos) acreditavam no ideal hedonista, isto é, de que a felicidade estava nos prazeres do corpo (comida, bebida, sexo) e do espírito (leitura, amizade, arte, amor). Em algumas casas de burgueses, havia reuniões com todo mundo nu (homens e mulheres), tomando banho em fontes, ouvindo instrumentistas, comendo, bebendo, etc...
-Se na idade média os jovens não escolhiam com quem iriam se casar, no renascimento essa visão vai dando lugar ao individualismo... e os jovens burgueses começam a ver o amor como resultado da escolha de duas pessoas... o casamento passa então a respeitar as preferências de cada um.
-Na matemática, o italiano Cardano criou os números negativos (-1, -2, etc.)
-Foi no renascimento que os comerciantes, navegadores e sábios europeus passaram a usar os algarismos arábicos...
-os artistas renascentistas achavam que tudo o que era bonito tinha formas geométricas precisas e equilibradas... por isso, a arte renascentista era serena, proporcional e baseada em figuras geométricas, como a esfera, o cubo, o triangulo e a pirâmide, por exemplo.
. Conceito
* Renascimento cultural foi um movimento artístico-intelectual que, a partir do séc. XV recusou o pensamento religioso medieval, colocando o ser humano no centro de todos os interesses. Características
* O Renascimento Cultural foi um movimento com características próprias. Uma delas foi o retorno à cultura greco-romana, pois os renascentistas achavam que gregos e romanos tinham um conhecimento mais amplo da vida.
* Outra característica foi o humanismo e o antropocentrismo , pois o homem passou a ser o centro de todas as atenções – até então situado nas coisas divinas.
* Além disso, foi caracterizado pelo hedonismo e individualismo , considerando a intensa preocupação como o prazer e a liberdade do indivíduo.
* Foi marcado também pelo racionalismo e valorização da natureza, uma vez que os renascentistas passaram a adotar métodos experimentais e de