Dicionario de Xadrez
ABANDONAR
ABERTURA – Definição
Ato de declarar a partida perdida sem aguardar uma posição de xeque-mate. Ocorre quando um jogador constata que não possui mais chances práticas de empate ou vitória e decide evitar o prolongamento de um jogo sem esperanças.
No momento de abandonar, considerando-se o xadrez um jogo nobre, praticado por pessoas de bom senso, recomenda-se dizer “abandono” e cumprimentar o adversário pela vitória. Outra forma de fazê-lo é inclinar ou tombar o rei, sinalizando gestualmente o abandono.
Primeira fase de uma partida, normalmente entre os 10 e 20 primeiros movimentos de cada lado, até que se atinja uma posição considerada fora dos padrões conhecidos. Compreende os lances iniciais em que cada jogador dispõe suas peças de acordo com um planejamento estratégico inicial. Atualmente, consideram-se fatores essenciais para alcançar uma boa posição após a abertura: domínio das casas centrais, desenvolvimento harmonioso das peças menores, colocar o rei em segurança (roque), estrutura de peões sólida, espaço, iniciativa, entre outros.
Ao longo da história do xadrez, esta é a fase da partida que mais se desenvolveu, seja pela amplitude quase inesgotável ou pela necessidade de livrar alguma vantagem inicial para conduzir a um resultado favorável. Os lances iniciais mais populares com as peças brancas são 1.e4,
1.d4, 1.c4 e 1.nf3. Cada um conduz a posições com características distintas, e o jogador iniciante deve fazer uma análise prévia daquele(s) que gera(m) posições mais confortáveis segundo seu estilo de jogo. Com o advento da Internet e o desenvolvimento da informática nos últimos anos, o estudo das aberturas tornou-se mais fácil e permite maior aprofundamento.
Há jogadores que já mantêm mais de um milhão de partidas catalogadas em seus bancos de dados, todas divididas e subdivididas de acordo com as aberturas e os adversários.
Nunca ganhei uma partida abandonando-a. Tartakower
Saviely Tartakower