biografia
PEDAGÓGICAS ESCOLARES.
Raquel A. M. da M. Freitas (UCG) ∗
Beatriz Aparecida Zanatta (UCG) ∗
Eixo temático 3. Cultura e práticas escolares
Introdução
Na pedagogia moderna algumas teorias da educação adquiriram importância histórica pelas alterações que provocaram e pela influência exercida nas práticas educativas escolares. É o caso das pedagogias tradicional e progressista. Na vertente tradicional destacam-se Pestalozzi e Herbart; na progressista, Dewey. Esses teóricos formularam princípios, teorias e idéias que marcaram fortemente o campo da educação, particularmente a didática. A análise de suas formulações teóricas contribui para ampliar a compreensão acerca do desenvolvimento histórico das teorias da educação e das práticas educativas escolares, permitindo uma reflexão sobre conceitos centrais dessas teorias.
Nesta perspectiva foi realizada uma investigação que teve por objetivos: - contextualizar e descrever as formulações teóricas de Pestalozzi, Herbart e Dewey acerca da educação e do método de ensino; apresentar um quadro comparativo entre as idéias centrais das teorias desses pedagogos; apresentar uma análise crítica acerca de suas contribuições para a educação e a didática; destacar elementos de suas teorias que na atualidade ainda permeiam as práticas pedagógicas na escola, particularmente os procedimentos didáticos.
Como fontes essenciais foram tomadas obras desses autores consideradas como clássicas no campo das teorias educacionais e da didática. Autores estudiosos desses clássicos serviram como fonte complementar à investigação.
Pestalozzi: lição de coisas
O século XIX inicia-se com um grande movimento de contraposição à cultura setecentista pela referência ao poder da razão, ao irracionalismo, ao individualismo, aos valores do sentimento, à história, à nação, à tradição, ao conteúdo religioso e poético da vida, ao profundo amor pela natureza.