dicas do varejo
Grupo Friedman dá dicas para quem vai começar a trabalhar no comércio
O Grupo Friedman, consultoria especializada na área de varejo, elaborou um manual de dicas para quem está procurando emprego ou vai começar a trabalhar em lojas ou alguma atividade que envolva a venda de produtos ou serviços.
Segundo Fernando Lucena, presidente do Grupo no Brasil, " a área de varejo representa uma ótima oportunidade de emprego. Ao contrário do que todos pensam, os bons vendedores são disputados pelas lojas e existe a possibilidade de se construir uma carreira”. Lucena lembra ainda das operações de compra e venda realizadas pela internet e que muitos profissionais estão no mercado de trabalho através de uma atividade online."Isto não quer dizer que a metodologia de venda não será aplicada. Apenas o ambiente no qual o contato cliente vendedor acontece é outro", complementa.
A profissionalização e qualificação do varejo é o negócio do Grupo Friedman. Da mesma forma que a escolha de um médico ou advogado se dá com base na empatia e não somente na formação profissional, o vendedor também precisa transmitir credibilidade e estar familiarizado com o produto que vende. E a conquista das habilidades técnicas, pessoais e profissionais de um vendedor se faz com treinamento, leitura e investimentos na formação.
A equipe do Grupo Friedman listou 10 tópicos fundamentais para quem quer causar boa impressão numa entrevista de emprego e mostrar que está familiarizado com as necessidades da profissão:
1) Satisfazer cada cliente como se ele fosse seu único cliente
É interessante comentar que cada cliente que entra numa loja é o resultado de um esforço de comunicação. Seja através de publicidade,propaganda, promoção, vitrine ou alguma outra ação que fez com que aquela pessoa escolhesse determinada loja. O vendedor deve ter isto em mente e lembrar que existe um custo para o cliente entrar na loja. E este custo