Dicas de conservação, limpeza e guarda de calçados.
Quando compramos um calçado, a opção quase sempre se dá por predominâncias de aspectos de beleza e estética, conforto e durabilidade. Um produto para atender a estes parâmetros, é desenvolvido dentro de rigorosos padrões de produção e qualidade como forma de atingir este conjunto único. No entanto, a manutenção deste conjunto depende de algumas dicas e informações importantes para o prolongamento da vida útil do mesmo, como:
Limpeza e conservação:
Seu calçado não deve ser mergulhado na água ou lavado a máquina, isto evitará danos em muitos componentes. Se necessário, use uma flanela ou escova de cerdas macias, umedecidas somente em água e sabão neutro. Caso o tenha molhado, deixe-o secar naturalmente a sombra e em posição plana e horizontal (evitar manchamentos e deformações) e não o seque em estufa, forno, secadora, atrás de geladeira etc. (manter conformação, maciez e elasticidade). Internamente encha-o com papel branco absorvente (auxiliar na secagem).
Para que o suor absorvido pelo calçado durante o dia (50 a 60g em média), seja liberado, é altamente recomendado um período de repouso (12 a 24 h), portanto evite o uso do mesmo sapato todos os dias. Isto aumenta a durabilidade e proporciona retorno das fibras distendidas pelo uso à posição inicial, além, de evitar o mau cheiro. Se necessário, limpe-o internamente com um pano embebido em uma mistura de água e vinagre incolor (age como fungicida). Com relação a meias, dê preferência às constituídas de algodão (mais absorventes), pois, estas podem contribuir com este processo, através da manutenção de uma condição de micro-clima do pé mais favorável.
Tome cuidado com o engraxe (cremes e musses a base de ceras). Com o calçado limpo, faça um testes preliminares em uma área menos visível para se certificar que o produto tem afinidade com o calçado. Em calçados bicolores use cremes incolores e evite aplicação de produtos do tipo “brilho instantâneo”