contabilidade
CONTABILIDADE BÁSICA
CONCEITOS DE PATRIMÔNIO
EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL:
A ciência contábil tem como finalidade principal informar sobre seu objeto de estudo ( o patrimônio e suas variações) aos diversos tipos de usuários. Essa informação é fornecida através da evidenciação de demonstrativos e relatórios padronizados ou não- padronizados.
Os usuários internos e externos das informações contábeis, necessitam que estas sejam produzidas com qualidade velocidade e utilidade.
Informação confiável requer representatividade ser possível de verificação independentemente e ser neutra.
A comparabilidade é também uma qualidade importante da informação contábil, pois mede a evolução do patrimônio ao longo do tempo.
A relevância e a contabilidade contribuem para a utilidade da informação.
ASPECTOS QUALITATIVOS DA INFORMAÇÃO:
COMPREENSIBILIDADE: uma das principais qualidades da informação contábil é que ela seja prontamente entendida pelos seus usuários, presumindo-se que estes possuam razoável conhecimento do negócio, de suas relações e de transações econômicas e de contabilidade.
Bem como capacidade de estudar e interagir com diligência sobre esses demonstrativos.
RELEVÂNCIA: informação relevante é aquela relacionada ao evento examinado. Em contabilidade, toda informação que possibilite a realização de estimativas ou permita confirmar outras anteriormente feitas, facilita a tomada de decisão. Sem o conhecimento do passado, retira-se a base para a previsão, e sem um interesse no futuro, investigar a história é um processo estéril.
SUMARIZAÇÃO: uma das principais características dos demonstrativos contábeis, amplamente vinculada a relevância e a compreensibilidade. Os demonstrativos contábeis são capazes de expressar um grande quantitativo de informações, sumarizando grandes quantidades de transações e situações com modelagem definida por regras sintáticas e semânticas como uma verdadeira linguagem dos negócios, capaz de produzir