Diatomaçias
Características Gerais
As Diatomáceas são algas unicelulares microscópicas que vivem normalmente na água, em ambientes naturalmente iluminados como o plâncton ou junto a substratos.
Possuem grandes cloroplastos de cores verde-olivas e pardos. Suas células possuem o tamanho médio de 50 microns, ainda que excepcionalmente possam chegar a medir 2 mm, e um esqueleto intracitoplasmático formado de opala, que recebe o nome de frústula.
Cada frústula é formada por duas valvas ou tecas, ligeiramente desiguais, cada uma delas constituidas por uma placa valvar e um cíngulo (a menor das valvas encontra-se encaixada na maior).
Pode-se classificar as Diatomáceas segundo sua forma e ornamentação das frústulas ou ainda de acordo com sua sensibilidade ao teor de sal encontrado em seu habitat. * Segundo a forma e ornamentação das valvas: a. Diatomáceas Centrales: são circulares, elípticas ou poligonais, com uma ornamentação concêntrica ou radiada. Não possuem adornos. Reprodução sexual por microsporos. São em sua maioria plantônicas marinhas, ainda que sejam encontradas espécies lacustres. b. Diatomáceas Penales: são naviculares, contendo uma linha que separa a valva em duas metades. Não possuem microsporos. Há gêneros de águas doces e marinhas. * Segundo sua sensibilidade ao teor de sal: c. Diatomáceas olihalóbias: vivem em ambientes marinhos com, preferencialmente mais de 30%/mil de sal. d. Diatomáceas Mesohalóbias: vivem em águas salobras, entre 2 a 30%/mil de sal. e. Diatomáceas Oligohalóbias: vivem em águas doces, com menos de 2%/mil. São subdivididas em Halofílicas e Indiferente. f. Diatomáceas Halófobes: são formas típicas de águas doces, intolerantes a alguma variação de salinidade.
Hoje em dia tem-se descritas umas 20.000 espécies entre viventes e fósseis, repartidas em 600 gêneros.
O estudo dos fósseis é feito com muito cuidado devido ao seus pequenos tamanhos e dificuldade de preparação das amostras em