Resumo MEV e MET
O microscópio eletrônico de transmissão (MET) é composto por uma fonte geradora de elétrons que caminha por um sistema de lentes eletromagnéticas dispostas em coluna. O poder de resolução do MET é bem maior que o do microscópio optico (maior 2000 vezes), o que permite maior profundidade de foco. A observação das amostras é feita atr´av´s de Cortes ultrafinos. A imagem obtida é bidimencional.
A preparação da amostra tem que ser ultrafina, sendo de difícil execução. Além de ser um processo demorado e com baixo volume de amostras. A amostra deve ser preparada em etapas: fixação, pós-fixação, desidratação, infiltração, inclusão, polimerização, ultramicrotomia e contrastação. O recurso do MET poderia ser utilizado para visualizar melhor a morfologia celular interna, DNA, RNA e proteínas.
O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um aparelho mais simples, menor e mais barato, que revela imagens topográficas da superfície com grande riqueza de detalhes, visto que permite a obtenção de imagens tridimensionais. Os feixes de elétrons atuam sobre a superfície do material.
Assim como no MET amostra deve ser preparada em etapas: fixação, pós-fixação, desidratação, secagem pelo ponto crític, montagem em suporte específico, metalização (aumenta o poder dispersante das estruturas e