Celula
Ciências Sétimo Ano
Teoria Celular
Em 1838-39, o botânico Schleiden e o zoólogo Schwann formularam a Teoria Celular.
Segundo esta teoria, todos os seres vivos são constituídos por células e, apesar da enorme biodiversidade existente na Terra, a célula é a unidade básica dos seres vivos.
A maioria das células é invisível à "vista desarmada", pelo que o seu estudo apenas foi possível com a descoberta e o aperfeiçoamento do microscópio.
A invenção do microscópio, em 1590, permitiu desvendar várias áreas do conhecimento no campo da Biologia
Microscópio
Os primeiros microscópios que se construíram possuíam apenas uma lente e chamavam-se, por isso, microscópios simples. Depois, associaram-se duas ou mais lentes surgindo, assim, os microscópios compostos.
Citologia
A ciência que se ocupa do estudo da estrutura e função da célula denominase Citologia. A Citologia permitiu que o conhecimento da célula evoluísse ao longo do tempo
Princípios de citologia
a célula é a unidade mais pequena dos seres vivos que realiza os processos vitais; a célula é a unidade morfológica e fisiológica do ser vivo; a célula é a unidade genética do ser vivo, isto é, cada célula resulta da divisão de outras préexistentes.
Estes princípios têm, globalmente, um significado fundamental - ao estudarmos as células, estamos a estudar a própria Vida.
As células, de acordo com a sua organização básica, classificam-se em procarióticas e eucarióticas.
Células Procarióticas
células que apresentam uma constituição muito simples. Nestas células, o material genético não está envolvido por uma membrana nuclear. Não apresentam, por isso, um verdadeiro núcleo, mas uma estrutura designada nucleóide.
Salmonella typhimurium
Célula eucariótica
células mais complexas e geralmente de maiores dimensões que as procarióticas. O núcleo está bem definido e organizado, pois existe