Reino protista l
Nos sistemas aquáticos marinhos, existe uma comunidade formadora de uma verdadeira floresta. Ela é constituída por inúmeros protistas conhecidos simplesmente por algas. Assim como as florestas terrestres, essa comunidade aquática contribui para o abastecimento do oxigênio da biosfera.
As algas e as plantas se assemelham na organização de suas células, ambos com parede celular e cloroplasto, e por serem autótrofos fotossintetizantes. A diferença com relação as plantas, entretanto, esta organização mais simples: grande parte das algas é unicelulares. Alem disso, as algas multicelulares não possuem tecidos ou órgãos bem diferenciados como as plantas, por isso são chamadas de talófitos.
Características Gerais dos Protistas:
* Seres de células Eucariontes, podendo ser unicelular ou Pluricelular, são os mais
* Incluem seres Autotróficos (que produzem seu alimento) e seres Heterotróficos, caracterizando um grupo bem heterogêneo;
* São Protistas as Algas Unicelulares do grupo Diatomácias, Dinoflagelados, Euglenófitos e Clorófitos. E também as algas Pluricelulares Clorófitas, Rodófitas e Feófitas. Além desses, são protistas os Protozoários e os Mixomicetos;
* não tem células organizadas que formem tecidos;
* Alguns possuem Flagelos e outros apresentam Cílios, a diferença é o formato e o tamanho, pois em geral desempenha as mesmas funções – Locomoção, etc.
Ambientes
O ambiente mais rico em algas é o aquático, mas, nesse ambiente, a maioria vive no ambiente marinho e em suspensão na água, formando o fitoplâncton, base das teias alimentares aquáticos, responsáveis pela oxigenação da atmosfera.
As algas são organismos de vida livre, porém algumas delas realizam associações harmônicas com outros seres vivos, sendo que a mais conhecida delas, a relação mutualística com fungos, formando liquens.
Reprodução
Nas algas há dois tipos básicos de reprodução assexuada: divisão binária: comum nas formas