Relatório sobre Filo Diatomáceas
O reino protoctista é um grupo que compreende os organismos eucarióticos, eles são aquáticos e alguns terrestres em solos úmidos.
No filo bacillariophyta (diatomáceas) as espécies são unicelulares, formam filamentos ou colônias simples, possuem testa de sílica, produzem e secretam materiais orgânicos pécticos e silicados, elas são cosmopolitas, estão distribuídas em ecossistemas aquáticos, nas zonas fóticas e solos úmidos; e o tipo de locomoção é por deslizamento. Elas são fotossintetizadoras obrigatórias, são sapróbricas, quase sempre autotróficas, fazem fotossíntese, são conhecidas como algas amarelo douradas, contém os pigmentos clorofilas a e c, betacaroteno, fucoxantina, luteína e diatoxantina, e o óleo crisolaminarina como reserva. As diatomáceas são cêntricas e penadas, isto é, as cêntricas tem simetria radial, nunca são móveis, possuem numerosos plastídios; as penadas tem simetria bilateral, possuem rafe e poucos plastídios. A forma de reprodução assexuada é por fissão binária e a forma sexuada é oogâmica e se dá por meiose gamética. Possuem auxósporo e o tamanho é uma característica de cada espécie. As diatomáceas são importantes na base das cadeias alimentares marinhas e de água doce, e são competentes na remoção da sílicas das águas, terra composta com paredes celulares de diatomáceas possuem valor econômico e é usada para abrasivos, filtros, giz e talco. (MARGULIS, L. & SCHWARTZ, K.V, 2001).
No filo actinopoda os protistas são marinhos e de outros plânctons, chamados de radiolarianos, são heterotróficos identificados por seus axópodos citoplasmáticos delgados e longos, também chamados de axopódios, muitos usam seus axópodos para capturar presas, esses axópodios são projeções enrijecidas por um feixe de microtubos correndo ao longo do eixo da estrutura chamado de axonema, cada axonema possui um arranjo elaborado de microtúbulos característico de cada grupo, muitos têm escamas de superfície orgânica ou espículos. A forma de reprodução