Diario de campo
Prevenção no Combate a Sinistros (SEG22)
Prova: 871962
QUESTÃO:
1. A Segurança patrimonial contempla a segurança dos bens, das pessoas e das informações. A proteção da edificação e de seus ocupantes contra os acidentes resultantes do fogo é dividida em medidas preventivas e medidas corretivas. Berto (1991), citado por
Mitidieri (2008), apresenta as medidas de prevenção e proteção contra incêndios inerentes ao processo produtivo e as relativas ao uso do edifício. Explique quais são os cuidados que devemos ter para que essas medidas possibilitem maior eficiência e segurança de combate ao incêndio e resgate.
RESPOSTA ESPERADA:
- Evitar o início do incêndio.
- Limitar o crescimento do incêndio.
- Extinguir o incêndio na fase inicial.
- Limitar a propagação do incêndio.
- Retirada segura dos ocupantes.
- Evitar a propagação do incêndio entre as edificações.
- Evitar o colapso da estrutura dos edifícios.
QUESTÃO:
2. Referente à natureza do fogo, entende-se que o fogo é uma combustão, isto é, uma reação química que ocorre quando os vapores desprendidos por uma substância combustível são combinados rapidamente com o oxigênio do ar. Existem três componentes indispensáveis para que um fogo ocorra e devem se dar na proporção adequada de concentração entre o combustível. Explique quais são os três componentes indispensáveis para que o fogo ocorra e descreva cada um desses componentes.
RESPOSTA ESPERADA:
Combustível: As matérias combustíveis são todas as matérias que podem liberar vapores inflamáveis e reagir com um comburente produzindo uma reação exotérmica. A velocidade da reação pode variar de acordo com as condições em que se encontre, dependendo da temperatura, concentração e estado físico dos componentes (sólido, líquido e gasoso).
Comburente: É denominada assim qualquer substância oxidante. O oxigênio é um bom agente oxidante que se encontra no ar, sendo, portanto, o ar um