dialogo de bohm
David Bohm
O material a seguir a respeito do diálogo corresponde a uma edição dos registros de um encontro que aconteceu numa Segunda-feira 06 de Novembro de 1989 na cidade de Ojai próxima a Ventura ao Norte de Los Angeles.
A transcrição inglesa editada, foi corrigida e aprovada pelo Dr. Bohm.
1
CONVERSANDO SOBRE O DIÁLOGO de vista e todo mundo estará apresentando um ponto de vista diferente – analisando, separando uma coisa da outra. Isto obviamente tem seu valor, mas não nos leva muito além dos vários pontos de vista apresentados. A discussão é mais ou menos como um jogo de ping-pong no qual as pessoas estão rebatendo as idéias para cá e para lá e o propósito do jogo é o de vencer ou de ganhar pontos para si. Na discussão, para apoiar as suas próprias idéias, você possivelmente apanhará também, idéias dos outros – das quais, você pode concordar com umas e discordar de outras – mas, seu propósito é o de ganhar o jogo. Isto é freqüentemente o que acontece numa discussão.
Em um diálogo, no entanto, ninguém está tentando ganhar. Todo mundo ganha se alguém ganhar . Há uma espécie de jogo diferente quando se dialoga. Trata-se de um jogo onde não há tentativas de ganhar pontos ou de fazer prevalecer um lado. Ao invés disso, sempre que um erro é descoberto por parte de alguém, todo mundo sente ter ganho. É um jogo chamado ganha- ganha, enquanto que o outro jogo é chamado ganha – perde.
No diálogo não estamos jogando uns contra os outros, mas, todos com todos. Claramente, muito do que é chamado “diálogo” não é diálogo no sentido que estamos utilizando a palavra. Por exemplo, as pessoas nas
Nações Unidas estão freqüentemente tendo encontros que costumam chamar de diálogo, mas elas, de fato, estão mais tendo discussões – ou talvez negociações – que diálogos. As pessoas que estão tomando parte nesses encontros, não estão realmente abertas a questionar suas pressuposições de raiz. Elas estão
Talvez