Leitura e interpretação do texto - “Variável Crítica na Integração Sistêmica” capitulo 20
UNIP - Instituto de Ciências Sociais e Tecnologia. Campus Swift – Campinas, SP.
CST em Gestão da Qualidade, 1º Semestre noturno.
Alessandro Bosquê – RA C00FDJ-2 alebosque@gmail.com Rafaela Moreira – RA C000FE-0 taini.moreira@gmail.com Fabiana Silva – C2395F-8 fabianaps25@gmail.com Joyce Sousa – C2512G-4
Joyce_oliver84@hotmail.com
Marcelo Matos – C13DGE-1 macematos@hotmail.com UNIP – Instituto de Ciências Sociais e Tecnologia
Campus Swift – Campinas, SP. Profº Dr. Del Cont"
INTRODUÇÃO
Muitos administradores reclamam arduamente de um mesmo motivo, a falta de comunicação na empresa, sendo que muitas vezes as informações não circulam de forma ideal dentro da empresa.
Essas reclamações procedem pois sem haver um bom nível de comunicação entre os subsistemas de um sistema organizacional e entre este o contexto onde ele opera, o sistema tem que cumprir o papel a que se é destinado.
Compara-se a comunicação ao sangue que corre nas veias de um corpo humano, pois quando está obstaculizada ou impedida de fluir naturalmente, o resultado é uma entropia crescente e acelerada e como resultado final, a morte.
Na visão do físico e filósofo David Bohm no que diz respeito ao diálogo e à comunicação e nos quatro elementos fundamentais da comunicação gerencial ou organizacional, se formos capazes de manter nossas mentes abertas e não ficarmos atrelados a modelos mecanistas de comunicação, então nós daremos conta de sua complexidade, pois a grande função é aproximas universos, não importando que seja individual ou organizacional.
ANÁLISE TEÓRICA
CONCEITO DE COMUNICAÇÃO.
O conceito de comunicação as vezes nos proporciona uma falsa ideia de que é fácil e até mesmo natural o processo de comunicação, até mesmo quando imaginamos que hoje estamos munidos de potentes veículos de comunicação, porém, na verdade a grande sacada da