Resumo Aprendizagem em Equipe
3492 palavras
14 páginas
APRENDIZAGEM EM EQUIPE A aprendizagem em equipe é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar os resultados que seus membros realmente desejam. Ela se baseia na disciplina do desenvolvimento da visão compartilhada. Ela se baseia também no domínio pessoal, pois as equipes talentosas são compostas de indivíduos talentosos. No entanto visão compartilhada e talento não bastam. O mundo está repleto de equipes com indivíduos talentosos que compartilham uma visão durante algum tempo, mas que não conseguem aprender. Nunca houve uma necessidade tão grande de dominar a aprendizagem em equipe nas organizações quanto a de hoje. Sejam elas equipes de desenvolvimento de produtos ou força-tarefa multifuncionais – equipes, “pessoas que precisam uma das outras para agir”. Isso acontece porque hoje quase todas as decisões importantes são tomadas em equipe, seja diretamente ou pela necessidade das equipes traduzirem as decisões individuais em ação. O aprendizado individual, em algum nível, é irrelevante para o aprendizado organizacional. Indivíduos aprendem o tempo todo, porém ainda não acontece a aprendizagem organizacional. Mas, se as equipes aprendem, elas se tornam um microcosmo para a aprendizagem em toda a organização. Dentro das organizações, a aprendizagem em equipe tem três dimensões críticas:
• Primeiro: existe a necessidade de se pensar reflexivamente sobre os assuntos complexos. As equipes precisam aprender como utilizar o potencial de muitas mentes a fim de serem mais inteligentes do que uma mente.
• Segundo: existe a necessidade de ação inovadora e coordenada. As equipes de destaque nas organizações desenvolvem o mesmo tipo de relacionamento – uma “confiança operacional”, onde cada membro da equipe permanece consistente dos outros membros e age de modo a complementar as ações dos outros.
• Terceiro: existe o papel dos membros da equipe em outras equipes. Assim, uma equipe que aprende estimular continuamente outras