Modelagem matemática
253
Modelagem Matemática das Pistas de Skate
Danilo A. Marques1
Rafael H. A. de Oliveira2
Rosana S. M. Jafelice3
Faculdade de Matemática - FAMAT
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
38408-100, Uberlândia - MG
Dezembro 2007
Introdução
O objetivo deste trabalho é encontrar uma curva, para se construir uma pista de skate, que possua o menor tempo de descida, fazendo com que o skatista tenha mais tempo para realizar mais manobras durante a competição.
A modalidade vertical (vert) é praticada em uma pista com curvas (transições), com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões [1]. Existem várias modalidades de skate vertical:
Skate Vertical Half Pipe - É praticado em rampas de 4 metros de altura em formato de "U" (Figura 1). As manobras podem ser de aéreos, onde o skatista realiza um vôo e retorna na própria pista, ou pode ser de borda, onde se desliza por cima de uma borda metálica.
Skate Vertical Mini Ramp - O skate vertical mini ramp é praticado em rampas de até 2 metros de altura. Nessa versão menor do skate half pipe, as manobras podem ser de aéreos, onde o skatista realiza vôos mais baixos do que no half. Vale lembrar que a maioria das manobras são de borda.
Skate Vertical Bowl - O Skate Vertical Bowl consiste em uma pista em formato de piscina, geralmente acima de 3 metros de profundidade e termina em parede de 90º, onde o skatista concentra velocidade aliado às manobras.
1
E-mail: daniloamarques@yahoo.com.br
E-mail: rafael_mat_ufu@yahoo.com.br
3
Professora da disciplina Modelagem Matemática – E-mail: rmotta@ufu.br
2
254
FAMAT em Revista - Número 10 - Abril de 2008
Skate Vertical Banks - Tem formato de piscina, com o fundo mais raso do que o bowl e não chega a ter 90º nas bordas. O skatista se concentra em linhas de velocidade e de manobras corridas de borda. Se a pista