dialetica no serviço social
O serviço social passa a atuar sob a visão da metodologia Dialética, uma teoria fundada por Marx, seu ensino se aplica no psicossocial buscando compreender a historia através do método do dialogo e também estudar o comportamento humano e sua realidade.
As contribuições que o marxismo traz para a atuação do serviço social é uma estruturação humanizada na qual possa ser capaz de combater a desigualdade e promover as relações sociais entre indivíduos.
A prática teórica aplicada ao serviço social consiste em uma teoria generalizada como forma de diagnostico, usando como ferramenta o materialismo histórico que se refere em fatos reais. Althusser assim como outros autores do Serviço Social faz uso da prática teórica e outras noções gerais para aplicá-la na estruturação da prática profissional.
Prática, no sentido gera, consiste em todo processo de transformação de uma determinada matéria-prima em um produto determinado. [...] A prática teórica, concebida por Althusser, consiste na transformação de um produto ideológico em conhecimento teórico, por meio de um trabalho conceitual determinado.”(ALTHUSSER, 1967) desenvolvido em forma de investigação sob uma nova direção e normas preestabelecidas, como a observação, seleção e classificação de dados, a assistência social ira produzir ação diretamente voltada no diagnóstico desses fatos sobre uma visão dialética. Ao trabalhar com a realidade social muita das vezes o Serviço Social constrói um elemento na totalidade, complexidade e na dominância que são os principais elementos que compõe o conceito de formação social, este conceito conduz- nos a refletir sobre as contradições existentes na formação social. “Se toda contradição é em um todo complexo estruturado com dominante, não se pode considerar o todo complexo fora de suas contradições, fora de suas relações de desigualdade fundamental”. (ALTHUSSER, 1967. 45).
Após uma análise dialética da situação, considerado um encontro da pratica