FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL
Serviço Social
Reconceituação e Teorização do Serviço Social e suas correntes filosóficas.
Alunas:
Amanda Lahissa M. Crispin
RA: 407788
Josiane Souza Gomes
RA: 8332005481
Maria Izabel de Freitas El-hage
RA: 435266
Vivian Gonçalves A. Corrêa
RA: 429508
Profª. EAD: Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Profª. Presencial: Rosana Teodoro
Introdução:
As profundas transformações ocorridas na área do serviço social, tanto econômica, quanto social estão ligadas as manifestações de reconceitução e dos eventos de Araxá e Teresópolis que foram um grande marco na história da profissão, pois foram movimentos populares que romperam laços entre a profissão e o capitalismo.
Relatamos também como as correntes filosóficas: Positivismo, Fenomologia e Dialética, influênciaram no serviço social.
Reconceituação do Serviço Social
A Reconceituação do Serviço Social no Brasil aconteceu devido as grandes transformações econômicas e sociais.
O Serviço Social originou-se da igreja católica e seguia uma metodologia de trabalho americano, passando a ser introduzido nas escolas, porém uma com uma teoria muito frágil, quanto a dinâmica social, das relações de classe, dos grupos sociais e das instituições.
Buscando ampliar e melhorar a qualidade do trabalho realizado, a classe trabalhadora realizou em 1964, a primeira manifestação grupal de crítica ao Serviço Social tradicional e começou o ensaio da reconceituação. Dessa manifestação originou-se os eventos de Araxá e Teresópolis.
Esse movimento rompeu laços entre o serviço social e o serviço social capitalista, trazendo novas mudanças, neutralidades das ações e trabalhando o vínculo dos profissionais com as classes populares, orientando para abertura de novos caminhos onde o ser humano possa conhecer seus direitos e exercer seus valores, crenças e anseios.
Positivismo
Correntes positivistas é o