FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL
Vicente de Paula Faleiros
Assistente social, Ph.D em Sociologia, pesquisador I-A do CNPq, professor da Universidade Católica de Brasília e colaborador da UnB — Brasília, Brasil. Coordenador do Cecria. E-mail: vicentefaleiros@terra.com.br.
RESUMO
Este artigo trata da concepção/definição do Serviço Social em uma perspectiva histórica e teórica, levando em conta o contexto em que foi formulada e seus pressupostos. Tem como objetivo contrapor, de forma crítica, os enunciados discursivos sobre a profissão, sem nenhum propósito evolutivo ou exaustivo. O método foi de consulta bibliográfica a livros publicados de autores que tenham servido de referência e a definições de associações profissionais. O resultado da pesquisa mostrou uma diversidade de posições a partir do funcionalismo e do marxismo, da história e das práticas de serviço social.
Palavras-chave: Serviço Social. Definição de Serviço Social. Reconceituação.
ABSTRACT
This article deals with the conceptions/definitions of social work from a theoretical and historical perspective, taking into account its context and presuppositions. The objective is a critical analysis of the discursive enunciations about the social work profession without any evolutional or exhaustive aim. The research method was a bibliography consultation of recognized authors, as well as of professional organizations. The results show that there is a diversity of positions from functionalism and marxism and from social movements and institutional practice.
Key-words: Social work. Social work definition. Reconceptualization.
O objetivo deste artigo é o de considerar os pressupostos que historicamente foram construídos para o estabelecimento de uma definição de Serviço Social. A elucidação desses pressupostos permite analisar não as definições isoladas, mas seu contexto e sua articulação com as determinações sociais, econômicas, culturais e