Fundamentos do Serviço Social
Prof. Neice
Fundamentos Históricos e metodológicos do Serviço Social IV
Tema: Serviço Social na cena contemporânea
Aparecida Frateschi Evangelista- 0050013615 Serviço Social- 5º C manhã
Para sintonizar criticamente a profissão de serviço social aos novos tempos deve-se garantir dentre outros, os seguintes pressupostos:
R. O Serviço Social torna-se laico e volta-se para a classe trabalhadora e trabalho, dentro do processo da vida material e do seu modo de vida, comprometendo-se com a democracia, lutando pelos seus direitos e desenvolvimento social. Dois Aspectos em particular interpelam Serviço Social nova manifestações e expressões da questão social e os processos de redefinição dos sistemas de proteção social. Evidenciando-se a renovação critica profissional,fruto do amplo processo de lutas pela democratização ,de lutas operárias, processo que se rompe com o tradicionalismo.
2)Entender o Serviço Social como profissão particular inscrita na divisão social e técnica do trabalho coletivo da sociedade, rompendo com uma visão endógena
R. O Serviço Social hoje tem participação nas políticas sociais no seu meio de atuação, sendo o Estado o maior empregador, gestor de políticas sociais. O Serviço Social pode intervir profissionalmente em organizações públicas ou privadas. O serviço Social na contemporaneidade consegue abranger em todas as áreas de atuação, nas políticas públicas, políticas sociais, políticas habitacionais, não sendo mais uma filantropia nem assistencialismo e sim apresentar soluções para o meio de intervenção. O profissional deve sempre estar se atualizando.
3)Compreender o Serviço Social nas macrorrelações sociais de cada época histórica como forma determinante de analise da profissão nos diversos contexto.
R.O Serviço Social surge na igreja