Sintese Familia
Família : uma noção.
- A família é considerada uma das unidades sociais de base, ou seja, é um dos pilares da vida em sociedade. A família é um grupo doméstico que partilha um espaço comum e corresponde a um conjunto de pessoas que estão ligadas por laços de parentesco resultantes da consanguinidade, da aliança ou da adopção. Assim, temos três tipos de relações de parentesco: consanguinidade, aliança ou adopção.
- A família é um fenómeno social historicamente localizado, cuja estrutura, modo de funcionamento e funções têm sofrido alterações ao longo dos séculos e também varia no espaço.
Factores que influenciaram as alterações familiares
- Os factores que mais influenciaram, directamente, as mudanças na família são de natureza demográfica, como o aumento da longevidade e a baixa de natalidade; de natureza social e económica, como a participação da mulher no mundo do trabalho em situação de igualdade com o homem; e factores de ordem cultural, dado que a instrução, formação e fruição de bens culturais se alargou a toda a população, pondo em causa as relações de dominação que durante muito tempo orientaram a vida familiar.
Tipos de família
- Actualmente a família extensa deu origem à família nuclear, coexistindo com outros tipos de famílias, tais como as famílias monoparentais, as recompostas, as unipessoais, etc.
- a família nuclear inclui pai, mãe e filhos.
- A família extensa é a família alargada a avós, primos, tios e demais parentes.
- A família recomposta é aquela que é formada na sequência de divórcios ou viuvez e constituídas por novo cônjuge e pelos filhos do novo casamento, para além dos filhos do primeiro casamento.
- A família monoparental é formada por um pai ou uma mãe e filhos.
- Funções da família: sexual e de reprodução, socialização e função económica e de consumo.
Independentemente do modelo que a família possa assumir, é possível identificar as funções que a sociedade lhe tem atribuído e exigido.
A