Dialetica Marxista
Para a teoria marxista, dialética compreende a teoria do conhecimento, através dos filósofos Hegel, Marx e Engels. Para o marxismo, dialética é o pensamento e a realidade ao mesmo tempo, ou seja, a realidade é contraditória com o pensamento dialético.
Para a dialética marxista, o mundo só pode ser compreendido em um todo, refletindo uma ideia a outra contrária até o conhecimento da verdade. Marx e Engels mudaram o conceito de Hegel, e introduziram um novo conceito, a dialética materialista, que dizia que os movimentos históricos ocorrem de acordo com as condições materiais da vida.
Práxis
No marxismo, o conjunto de atividades humanas tendentes a criar as condições indispensáveis à existência da sociedade e, particularmente, à atividade material, à produção; e pratica.
Estrutura
O filósofo alemão Karl Marx definia a estrutura como a forma para produção social da vida, onde os homens estabelecem determinadas relações necessárias e independentes de sua vontade. Relações de produção que correspondem a uma determinada fase do desenvolvimento de suas forças produtivas materiais. A estrutura social seria o produto da relação dialética entre a superestrutura e a infraestrutura. De acordo com o ponto de vista materialista de Marx, o elemento primordial da realidade social é o modo como os homens produzem suas condições de existência, ou seja, a base econômica da sociedade.
Superestrutura
Segundo Karl Marx, a superestrutura é um dos níveis da estrutura social, sendo o outro nível a infraestrutura (ou base econômica).Só que também existem vários tipos
A superestrutura compreende a estrutura jurídica (o Direito e o Estado) e a ideologia (moral, política, religião, artes etc.). Superestrutura: Corresponde à burguesia, ao Estado e às Instituições. É daqui que saem as Ideologias que garantem a dominação do proletariado.
(Resumindo, corresponde ao governo, ao capitalista [dono das propriedades, o patrão] e às instituições, [a Igreja, por