Dialética Marxista
1. INTRODUÇÃO
A visão dialética da história nos ensina de modo contundente que as coisas se inter-relacionam, existem em conjunto, determinam umas às outras, ainda que uma delas pareça prevalecer e Marx trouxe uma dialética voltada para questões de economia e infra-estrutura, contexto da sociedade, os valores racionais de igualdade e bem-estar humano podem ser conquistados, ou não, por meio da luta dos oprimidos e neste trabalho entraremos na historia de Karl Marx, da dialética e a contribuição de Marx para a sociedade.
2. KARL MARX
Karl Heinrich Marx, nascido em 5 de maio de 1818 na Alemanha, próximo à fronteira com Luxemburgo, foi filho de um bem sucedido advogado e vinicultor, onde pode ter uma infância confortável de burguês. Aos 18 anos ingressou na Universidade de Bonn no curso de Direito e no ano seguinte se tranferiu para a Universidade de Berlim, onde começou a cursar filosofia.
Ao concluir o curso, começou a trabalhar como jornalista na revista Gazeta Renana, com frases de efeito foi promovido ao cargo de editor e seu idealismo e a dedicação o fizeram muito admirado por sua equipe de colaboradores. Por causa de seus pensamentos e frases publicadas, o jornal foi fechado pelas autoridades alemãs. Após o fechamento do jornal, Karl Marx descidiu se casar com sua namorada de infância Jenny Von Westphalen, que era herdeira de uma aristocrática família com importantes ligações políticas, e após o casamento, se mudaram para Paris.
Em Paris, se aprofundou nos estudos de economia e trabalhou como editor em uma revista, onde conheceu Friedrich Engels, que se tornou seu grande amigo, parceiro intelectual e político para o resto da vida, ajudando também a sustentar Marx e sua família por alguns anos. A revista tornou-se a porta-voz dos pensamentos radicais da dupla. Naquela altura ambos já flertavam com as ideias comunistas. Após o fechamento da revista pelo governo francês, Marx foi expulso da