Dialetica de hegel
A dialética entre os gregos significava dialogo, debate a arte da discussão. Aristóteles considerava Zenão de Eleia o fundador da dialética. Outros consideraram Sócrates.
Hegel introduz uma noção nova, a de que a razão e histórica, ou seja, a verdade e construida no tempo, propõe o que se chama filosofia do devir. Do ser como processo como movimento, ou seja, o ser está em constante mudança e transformação. Com isto Surge então a necessidade de fundar uma nova logica que não parta do principio de identidade, que e estático, mas do principio de contradição, para assim dar conta da dinâmica do real. Assim surge a sua nova lógica que ele da o nome de dialética. Hegel defendia que tudo esta em constante mudanças que nenhum ser ou objeto permanece estático , que tudo sofre constantes transformações por forças externas e não por elas mesmas por exemplo uma pedra não escolhe desgastar o desgaste acontece por vento, chuva e deslocamentos de terra!
Hegel aplica essa dialética ao analisar a historia separando-a em três etapas > primeira etapa civilização estável / segunda etapa> crise financeira , guerras, revoluções, etc / terceira etapa> retorno de uma civilização modificada mais sem perder sua essência original a qual encaminhou a própria modificação e reconstrução . para hegel a historia não e simplesmente acumulação de fatos acontecidos no tempo. Mais sim o processo e a contradição dialética, segundo a dialética todas as coisa e ideias surgem e morrem. E essa força destruidora e também a força motor do processo histórico.
Exemplo: Japão e Alemanha , surge um estado autoritário que quer dominar tudo, logo vem a guerra destrói tudo , e após o fim da guerra retorno da civilização modificada mais sem perder sua essência seu costumes e tradições , reconstrói tudo e hoje os dois estão entre as maiores potencias mundiais.
Slide 2 Para hegel tudo que e real tem um espirito absoluto que criara defendera a sua essência . O espirito absoluto divide-se