Diagrama fec
Campo ferrítico (fase α) – Campo correspondente à solução sólida de carbono no ferro α, nesse campo a estrutura atômica é cúbica de corpo centrado (CCC).
Campo austenítico (fase γ) – Campo correspondente à solução sólida de carbono no ferro γ, nesse campo a estrutura atômica é cúbica de face centrada (CFC). Essa fase tem solubilidade máxima de carbono de 2,06% à 1147°C.
Cementita (FeC) – Microconstituinte composto de ferro e carbono. Esse carboneto apresenta elevada dureza, estrutura atômica ortorrômbica e 6,7% de carbono.
Ponto eutetóide – Ponto correspondente à composição de carbono de 0,8%. Ligas dessa composição, elevadas até o campo austenítico (fase γ) e em seguida resfriadas lentamente, atravessam a reação eutetóide, reação onde a austenita transforma-se em perlita, microestrutura constituída de lamelas de cementita (FeC) envoltas em uma matriz ferrítica (fase α).
Ponto eutético – Ponto correspondente à composição de carbono de 4,3%. Trata-se do ponto de mais baixa temperatura de fusão ou solidificação, 1147°C. Ligas dessa composição são denominadas ligas eutéticas.
RECOZIMENTO PLENO - aquecimento acima da zona crítica até a total austenitização seguido de resfriamento lento dentro do forno (resfriamento contínuo com a taxa de resfriamento do forno).
NORMALIZAÇÃO - refino de grão e homogeneização de microestruturas de produtos conformados a quente melhoria da usinabilidade refino microestrutural de estruturas brutas de fusão.
RESFRIAMENTO - normalmente o resfriamento é realizado de maneira contínua, retirando-se a peça do forno e deixando-a resfriar ao ar.
TÊMPERA - a tempera consiste em resfriar o aço, apartir de uma temperatura de austenitização, a uma velocidade suficiente rápida (água, salmoura, óleo e ar) para evitar as transformações perlíticas e bainíticas na peça em questão. Deste modo obtêm-se a estrutura martensita.
REVENIMENTO - este tratamento consiste em aquecer