Variados
Atualmente continua-se procurando soluções para resolver esta crise eminente. As energias renováveis mais conhecidas atualmente são:
Energia eólica: É a energia cinética ou de movimento que contém o vento, e que pode ser captada por aerogeradores ou moinhos de vento. Para poder aproveitar a energia eólica é importante conhecer as variações diurnas e noturnas e estacionais dos ventos, etc. Para poder utilizar a energia do vento, é necessário que esta alcance uma velocidade mínima de 12 km/h, e que não supere os 65 km/h.
Energia hidráulica: Consiste na captação da energia potencial da água, realizada em centrais hidroelétricas. Pode ser transformada em diferentes escalas, existindo desde séculos pequenas explotações, onde a corrente de um rio move um remuinho e gera um movimento aplicado, por exemplo, em moinhos rurais.
Energia oceânica ou mareomotriz: A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina a funcionar. A elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador. Para a transformar a energia são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem.
Energia solar: Recoletada de maneira direta a alta temperatura em centrais solares, ou a baixa temperatura através de painéis térmicos domésticos. A energia solar é uma fonte de vida e origem da maioria das demais formas de energia na Terra. Cada ano a radiação solar aporta à Terra a energia equivalente a