Diagrama de FeC Trabalho MCM
Os diagramas de fase ou diagramas de equilíbrio como também são denominados têm como finalidade mostrar alterações de estado físico e de estrutura que sofrem as ligas metálicas, em decorrência de aquecimentos ou resfriamentos lentos.
O diagrama de fases Ferro-Carbono é obviamente o diagrama mais estudado entre todas as ligas metálicas presentes na atualidade, fato facilmente explicado já que os aços carbono, além de serem os materiais metálicos mais utilizados pelo homem, apresentam variados e interessantes transformações no estado sólido.
O estudo do diagrama de fases permite-nos compreender porque variações do teor de carbono nos aços resultam na obtenção de diferentes propriedades, e dessa maneira, possibilitam a fabricação de aços de acordo com propriedades desejadas.
2.0 - OBJETIVOS
a) Conhecer o diagrama de equilíbrio da Liga FeC.
b) Conhecer as fases (Perlita, Austenita, Ferrita, Cementita, Ledeburita) presente do diagrama FeC.
c) Conhecer as principais temperaturas e terrores de carbono do aço e ferro fundido no diagrama de FeC.
d) Conhecer a utilização do aço e ferro fundido com relação ao teor de carbono.
3.2 DEFINIÇÃO
a) Ferrita α – Solução sólida de carbono em ferro α (CCC). Dissolve até 0,022%C na Temperatura eutetóide (727°C).
b) Austenita γ - Solução sólida de carbono em ferro γ (CFC). E solubilidade máxima de 2,1%wtC a 1147°C e de 0,77% a 727°C. É a fase de maior importância para ligas Fe-C, já que todas as transformações no estado sólido partem dela. Estável de 1394°C a temperatura de eutetóide (727°C)
c) Perlita - Solução solida de Fe3C no Feα, Consiste na mistura mecânica das fases Ferrita (88,5% em peso) e Cementita (11,5% em peso) formada pelo crescimento cooperativo destas fases.
d) Ledeburita - Solução solida de Fe3C no Feγ.
e) Aço – E uma liga FeC cujo teor de carbono varia de 0,0077% ate 2%, contendo alguns elementos ( Carbono, Silício, Fosforo e Enxofre) Do gusa que são oxidados durante o processo de