Teorias
Nome da teoria
Definição da teoria
Hidegard Peplau
Teoria das relações interpessoais em enfermagem
Conforme a teoria a enfermagem é um processo interpessoal terapêutico, através da relação enfermeiro-paciente, para conseguir ajudar a atingir a maturidade e facilitar uma vida criativa, construtiva e produtiva. Deste modo, este processo de relação enfermeiro-paciente de Peplau passa por quatro fases: orientação, identificação, exploração e resolução.
Florence Nightingale
Teoria ambientalista
Sua teoria tem como base o ambiente do paciente. Ela abordou a influência do ambiente físico sobre o ambiental. Quando as situações de enfermagem são vistas da perspectiva de Nightingale, usando o seu modelo ambiental, são identificadas novas visões do fenômeno de interesse da enfermagem. O exame dos aspectos ambientais como a luz, o ruído e o aquecimento podem proporcionar uma nova visão da resposta humana à saúde e a doença.
Dorothea E. Orem
Teoria do autocuidado
Orem desenvolveu a teoria do déficit de autocuidado que é composta de três teorias interligadas: a teoria do autocuidado, a teoria do déficit de autocuidado e a teoria dos sistemas de enfermagem. A teoria do autocuidado apresenta três categorias de requisitos de autocuidado, que são: universal, desenvolvimento e desvio de saúde, que podem ser definidos como ações dirigidas à provisão de autocuidado. A teoria do déficit de autocuidado é o núcleo de sua teoria, pois delineia quando a enfermagem é necessária. Orem também identificou três classificações da teoria de sistemas de enfermagem para preencher os requisitos de autocuidado do paciente. Estes sistemas são o sistema totalmente compensatório, o sistema parcialmente compensatório e o sistema apoio-educação. Um ou mais dos três tipos de sistemas podem ser usados em um único paciente.
Myra Estrin Levine
Teoria holística
Levine ver o homem como um “todo” dinâmico em constante interação com o ambiente dinâmico. Ela sustenta que uma pessoa não pode ser