Concreto
Geralmente, na seção transversal, a dimensão predominante é a altura. São elementos estruturais que, na maioria das estruturas convencionais, encontram-se na posição horizontal.
3.1.1 Função estrutural
No caso de edifícios convencionais, as vigas geralmente recebem o carregamento proveniente das lajes, de paredes e de outras vigas, transmitindo-o para os pilares. Assim, os esforços predominantes são o momento fletor, o esforço cortante e o momento torçor.
3.1.2 Tipos de vigas
Quanto à geometria, as vigas de concreto armado podem apresentar diversas formas de seção transversal, podendo ser retangulares maciças, circulares, triangulares, T, I, vazadas ou caixão, etc. Esta seção transversal pode ou não ser constante ao longo do vão. Neste caso, o projetista deve sempre verificar as seções mais vulneráveis da peça, mesmo que não estejam em trecho de momentos fletores máximos.
Quanto à função estrutural em edifícios, basicamente as vigas podem ser convencionais ou de contraventamento (conectam as extremidades superiores de pilares ou duas vigas), baldrames
(conectam elementos de fundação) e de transição, quando servem de apoio para pilares. De fato, qualquer viga que conecte pilares ajuda a contraventar a estrutura e quase sempre estão sujeitas a carregamentos normais.
UFPA/FEC - Estruturas de Concreto Armado I
66
3.1.3 Ações a considerar
As principais ações a considerar são as ações normais. Entretanto, estas ações geram solicitações como o momento fletor, o esforço cortante e o momento torçor. Neste capítulo será dada maior ênfase aos efeitos do momento fletor sobre as vigas, pelo fato do dimensionamento das armaduras de flexão ser o principal objetivo. Deve-se lembrar que as ações normais podem assumir diversas configurações, como cargas uniformemente distribuídas, concentradas