Diagrama de Ishikawa
criada por Ishikawa em 1943,é conhecida por vários nomes:diagrama causaefeito,diagrama espinha de peixe,diagrama
4P,diagrama 6M.
Ferramenta de grande utilidade,pois permite conhecer os problemas cada vez mais a fundo.Pode ser facilmente aprendida e imediatamente posta em prática por pessoas de qualquer nível dentro da empresa.
É útil quando necessitasse identificar,explorar e ressaltar todas as causas possíveis de um problema ou situação específica.
Pode ser usado individualmente
Discussão em grupo
Destaca as áreas mais significativas
Quando podemos utilizá-lo
Para conter melhor visualização da relaçao
entre a causa e efeito e dados decorrente, e para identificar todas as causas possíveis de um problema ou ainda identificar com clareza a relação entre o efeito e suas prioridades.
Um exemplo prático:
Diagrama de causa e efeito para levantar as possíveis causas que leva a instituiçao a ter baixa frequencia de alunos na sala de aula.
Após identificar as principais causas em
potencial do problema, devemos analisar separadamente as informações coletadas,avaliar a categoria principal e as causas potenciais,ou seja devemos desmembrar cada uma dessas causas para saber a real causa do problema.
Algumas observações sobre o desenvolvimente dessa ferramenta, se nao houver um consenso sobre as tais prioridades investigadas,utilizamos um sistema de votação para reduzir formalmente as escolhas com maior chance de sucesso.
Relação com outras ferramentas
Devemos inicialmente utilizar o
Brainstorming,para coletar as sugestões por diversos pontos de vista necessitamos da folha de verificação para registrar as idéias através do brainstorming para o diagrama de causa e efeito, necessitamos também do diagrama de pareto para selecionar prioridades quando a diversos problemas.
Vantagem
E uma ferramenta estrutural diversificando os
itens a serem verificados para que se chegue a identificação das causas.
Uma desvantagem é que ela é muita adaptação de