Diagrama de ishikawa
[pic]
[pic]
[pic]
-----------------------
Quebra do produto no transporte
Matéria-Prima: A MP adquirida para a produção das peças não é de boa qualidade e no momento do transporte pode haver impacto e/ou atrito que ocasione a quebra das peças dentro do caminhão.
Método: forma como os produtos são alocados no caminhão para transporte pode ocasionar quebra das peças e conseqüente perda do produto.
Mão de Obra: as pessoas alocadas ao processo de carregamento não possuem a devida instrução para manuseio do produto, o que gera má disposição dos produtos no caminhão e conseqüente quebra das peças.
Acidente de trabalho envolvendo queimadura pela Máquina de Cola
Mão de Obra: Pessoal desqualificado ou destreinado para operar a máquina e/ou as peças no momento da colagem
Método: manuseio incorreto das peças no momento da colagem, onde o funcionário pode entrar em contato com a cola quente
Máquina: equipamento com defeito ou com desrregulagem, que possa aquecer além do necessário
Falta de Espaço no setor de Corte para os Blocos de Isopor a serem cortados
Máquinas: maquinário incompatível com a necessidade de produção seja em quantidade de máquinas como em tipo de máquina utilizada no processo.
Método: a forma como os blocos ficam alocados durante o dia no setor pode trazer problemas no acumulo de peças e falta de espaço tanto para entrada como para a saída do processo.
Matéria-Prima: MP adquirida fora das especificações técnicas do produto, que pode gerar re-trabalhos e atraso no desempenho do processo.
DOCUMENTAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA NÃO ENCAMINHADA EM TEMPO HÁBIL PARA OS DEVIDOS SETORES
Método: falta de procedimento no recebimento das mercadorias e/ou serviços, onde as NFs de entrada ficam no almoxarifado e não são encaminhadas para o setor fiscal para a devida escrituração e programação financeira.
Meio Ambiente: o ambiente em que está sendo feita a recepção