Diagnóstico organizacional
Com base nos conceitos e métodos analisados, foram definidas diversas etapas para efetuar o diagnóstico.
4.1 ENTREVISTAS INFORMAIS E OBSERVAÇÃO DIRETA
Como primeira fase do diagnóstico, foi realizado um mapeamento genérico através da conversa informal com o dirigente e funcionários, onde foi possível o levantamento de alguns problemas que vieram à tona gradativamente. As pessoas cooperam com mais e melhores informações quando precisam apenas falar informalmente, porém foi necessário coletar dados através de uma pesquisa direcionada a todos os funcionários para validar as informações da primeira fase e ter uma visão geral do todo da empresa.
4.2 QUESTIONÁRIO
O questionário foi estruturado com perguntas fechadas, sendo formuladas a partir dos dados levantados na fase inicial, sem a necessidade de identificação do respondente e com espaço final para sugestões, com o intuito de anotar reclamações ou sugestões não contidas no mesmo. 4.3 RESULTADOS
Foram distribuídos 104 questionários e foram devolvidos 78, perfazendo um total de
75% de pesquisas devolvidas. Os questionários foram tabulados e a sua análise focalizou grupos de questões sobre aspectos específicos investigados.
5 RECOMENDAÇÕES
Através dos resultados da pesquisa, constata-se um certo clima de insatisfação no trabalho. Todos os pontos negativos e todas as prioridades apontadas pelos funcionários estão afetando o rendimento do trabalho e o atingimento dos objetivos organizacionais.
A empresa deve iniciar as mudanças gradativamente, começando pela substituição do local de trabalho que é uma das queixas principais.
A reavaliação da política de cargos e salários é o próximo passo para que haja novas oportunidades de crescimento dentro da própria empresa.
É necessário também rever a prática de comunicação interna, já que algumas falhas foram apontadas. A organização de um local visível para a colocação de avisos e o envio de circulares a cada um pode ajudar a resolver