Diagnosticos das empresas
1 INTRODUÇÃO
As organizações estão inseridas em um mercado cada vez mais competitivo e em decorrentes transformações. É preciso que as empresas estejam atentas às exigências do mercado e necessidades dos clientes, e é com base nessas questões que foi realizado o diagnóstico organizacional das empresas Big Ben e Ponto da Polpa com a finalidade de visualizar os ambientes interno e externo e compreender quais aspectos precisam ser melhorados e/ou aprimorados. Através de uma avaliação crítica, na qual busca a excelência no atendimento e na prestação de serviços.
O diagnóstico das empresas tem como finalidade identificar os problemas existentes dentro da organização para então encontrar possíveis soluções. De acordo com Rosa (2001, p.10) O diagnóstico permite uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar obstáculos, melhorando o direcionamento dos investimentos.
A partir dessa análise o empreendedor consegue estabelecer o perfil da sua organização criando novas estratégias para alcançar os resultados esperados.
Petrocchi (2009, p. 118) define que, “O diagnóstico reúne informações básicas da análise de mercado, das oportunidades e ameaças, dos atrativos turísticos e dos pontos fortes e fracos do destino”.
2 DESENVOLVIMENTO A empresa Big Ben atua no mercado há 20 anos, fundada em 1994, vem inovando e expandindo cada vez mais sua rede de farmácias chegando em 2012 com 181 drogarias em 07 estados e 43 municípios. A rede está instalada nos estados do Pará com 115 lojas, no Maranhão 20 lojas, no Piauí com 15 lojas, no Pernambuco com 21 lojas, Paraíba com 07 Lojas, Ceará com 1 e Amapá com 02 lojas.
A Primeira Loja Big Ben surpreendeu com um diferencial que permanece até hoje: o preço baixo. Em 1995 a Big Ben lançou a